O pix é uma novidade do banco central que chegou para facilitar nossas transações bancárias e como nosso objetivo é simplificar a vida financeira das instituiçãos nós não poderíamos ficar de fora! Mas antes iremos entender melhor o funcionamento dessa nova funcionalidade.



O que é PIX?

O PIX é um novo sistema de pagamentos que foi apresentado pelo Banco Central em fevereiro de 2020, como uma forma gratuita de fazer transferências entre pessoas e empresas. A ferramenta deve substituir os tradicionais TED, DOC e boletos bancários.



Quais as vantagens do PIX?

Esse novo método de pagamento contém vários benefícios, iremos descrever alguns deles:

  • Funciona durante 24 horas por dia, independente se é dia útil ou feriado.
  • O valor transferido/pago fica disponível em até 10 segundos para o cedente.
  • Você pode pagar as faturas apenas apontando a câmera do seu celular para o QR code.
  • Ao invés de passar suas informações como CPF, conta bancária, agência etc., você pode informar apenas sua chave PIX cadastrada no seu banco.
  • As transações feitas via Pix vão ter as mesmas medidas de segurança das transações via TED e DOC – como forma de autenticação e criptografia.
  • Nós damos a opção de enviar o link de pagamento para seus clientes, nele contém o QR code para pagamento.



Meu cliente fez o pagamento por PIX, quando terei o valor disponível na minha carteira digital? 

Como esse método de pagamento é instantâneo, o valor pago pelo cliente ficará disponível na sua carteira digital no mesmo dia.



Existe tarifa para os pagamentos realizados através do PIX?

O banco central informa que o pix é gratuíto apenas de pessoa física para pessoa física, quando a pessoa jurídica recebe um pagamento via pix é necessário que uma taxa seja cobrada, clique aqui para saber mais sobre a tarifa do pix.



Como disponibilizar o PIX para os meus clientes?

No forleven é muito simples começar a usar o pix, nesse caso você vai precisar seguir apenas 2 passo a passo, feito isso o pix estará liberado para seus clientes pagarem através do QR code que disponibilizamos no link de pagamento.

  1. Habilitar o pix na carteira digital
  2. Habilitar o pix no parcelamento do cliente
  3. Como enviar o link de pagamento para o cliente pagar com o QR code do pix